A venda pelo WhatsApp tem se popularizado cada vez mais, devido à presença desse aplicativo no dia a dia dos consumidores. Nesse sentido, para alcançar um maior sucesso comercial, seu negócio deve contar com uma estratégia completa e específica para o uso desse novo
canal de vendas. Afinal, em cada mídia social, suas ações devem se adequar em relação ao planejamento, à linguagem, ao comportamento do cliente, à experiência de compra e à operacionalidade.
Quer entender melhor? Acompanhe!
Por que fazer vendas pelo WhatsApp?
Há inúmeras vantagens em vender pelo WhatsApp. Entenda as principais delas a seguir!
Alto alcance
A internet móvel faz parte do dia a dia de grande parte da população brasileira. O WhatsApp, por sua vez, é um dos aplicativos com maior penetração em todos os segmentos. Ele é utilizado por jovens, adultos e idosos de todas as rendas e regiões.
Portanto, ao contrário de outros canais digitais, ele apresenta um maior alcance em todos os segmentos demográficos. Por exemplo, muitos idosos não sabem utilizar navegadores e vários deles não funcionam bem em celulares com configuração mais básica. Já o WhatsApp não apresenta essas restrições.
Interação com o cliente
O WhatsApp permite uma interação ativa com o cliente. Você pode programar ações para envio de cupons, promoções, congratulações em aniversários e datas comemorativas etc. A partir da resposta, pode-se iniciar uma comunicação instantânea para a conversão em vendas.
Praticidade
Com um bom módulo de relacionamento com o cliente (CRM) no seu ERP, é possível configurar a criação e o envio de mensagens automatizadas. Além disso, pode-se fazer as operações de Analytics e de monitoramento dos indicadores de performance em tempo real.
Respostas rápidas
As pessoas conferem constantemente o WhatsApp. Então, as respostas dos clientes são muito mais ágeis. Assim, pode-se aproveitar a impulsividade inicial após a manifestação de interesse e garantir a efetivação da venda.
Aumento da visibilidade
Uma vantagem do WhatsApp é a sua alta taxa de abertura. Cerca de
70% das pessoas abrem os anúncios que chegam no app. No e-mail marketing, a taxa média é de 6 a 10%, sendo considerado um grande sucesso atingir 20%. Mesmo que o cliente não abra a mensagem, os elementos da sua marca (como a imagem do logo e o nome do negócio) aparecerão claramente na interface de interação.
Como ter sucesso na estratégia de vendas pelo WhatsApp?
Para obter todos esses benefícios, é importantíssimo que o WhatsApp se integre aos seus processos de forma orgânica e automatizada. Em outras palavras, não é recomendável iniciar as vendas por esse mensageiro se isso significar redução da visibilidade dos resultados corporativos, perda da produtividade com o acréscimo de novas tarefas manuais, entre outros pontos.
Além de não trazer todo o potencial de crescimento do
faturamento pela nova estratégia, esse problema traria custos adicionais que prejudicam o Retorno sobre o Investimento (ROI).
Por esse motivo, o ERP Protheus trouxe uma integração nativa e extremamente funcional para a venda pelo Whatsapp. Com isso, você poderá automatizar suas campanhas pelos
módulos do Protheus, monitorá-las em tempo real e interagir com a interface de usuário do mensageiro sem precisar abrir outros softwares.
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