Veja 5 motivos para ter um software para potencializar as vendas!

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Um software para potencializar as vendas consiste em um programa que dá suporte aos negócios de modo totalmente integrado, online e remoto. Sua infraestrutura é composta por vários elementos, como: módulos de vendas e armazenagem, equipamentos de informática, soluções de rede, dispositivos fiscais, balanças de lojas (convencionais e rotulagem), terminais fiscais, terminais de pagamento e muitos outros dispositivos da categoria.

Esse tipo de solução é fundamental, pois pode combinar, em um único sistema, os parâmetros necessários que dão a você a oportunidade de gerar receitas e lucros maiores. Um sistema bem projetado lhe dá uma sensação de controle sobre seu próprio negócio e o conhecimento essencial para planejar ações adicionais.

Abaixo, apresentamos as vantagens do uso de um software para potencializar as vendas. Acompanhe!

1. Otimização da gestão e controle de vendas

A gestão e controle de vendas refere-se a todas as operações relacionadas a atividades como cotação, pedido e faturamento. Se isso for feito de maneiras diferentes em cada departamento, problemas de comunicação, por exemplo, poderão interromper o fluxo de trabalho, gerando prejuízo aos negócios.

Por meio de um software para potencializar as vendas, você consegue otimizar todas as tarefas referentes às fases de comercialização. Todos os módulos são integrados para que não haja inconsistências ou duplicação de dados. Vale ressaltar que as informações são 100% centralizadas e padronizadas.

Ao introduzir um software para potencializar as vendas, a gestão e o controle se tornam mais consistentes. Além do mais, a definição de metas do ponto de vista comercial é mais clara. Dessa forma, a prioridade pode ser dada para as questões derivadas das metas sobre as solicitações de melhoria do campo de gestão e controle de vendas.

2. Melhora do processo de tomada de decisão da empresa

A tomada de decisão refere-se à seleção de um plano para atingir uma meta. Ela pode ser vista como o momento de escolha, mas também é uma série de atividades relacionadas, como coletar informações, criar alternativas e avaliar e selecionar opções viáveis para os negócios. Logo, como empresa, você decide sobre um plano de negócios que desenvolve e vende produtos no mercado.

Dentre as várias maneiras, um software para potencializar as vendas auxilia na análise de funções do produto e métodos de desenvolvimento e vendas, por exemplo. Nas decisões de negócios, existem inúmeras propostas. Além disso, as decisões gerenciais não são necessariamente a única resposta correta.

Logo, para pensar em um plano que produz bons resultados com menor risco, o uso de um software para potencializar as vendas evita grandes erros e auxilia a atingir suas metas de maneira mais confiável. Assim, ao ter maior clareza, você terá mais ideias inovadoras, maior confiança no resultado da decisão e maior poder de execução.

3. Aumento das vendas de forma qualificada

Para a maioria das empresas, a contribuição do cliente é um dos temas de atividade mais importantes. Devido à concorrência com outras empresas, o serviço rápido, barato e de alta qualidade torna-se uma exigência natural, e, em particular, os representantes de vendas costumam ver cenários em que podem planejar oferecer produtos e serviços aos clientes com prioridade.

O aumento das vendas qualificadas se dá pela capacidade de avaliar fatores técnicos relacionados ao comportamento dos clientes e possíveis compradores. Isso significa coletar dados comportamentais como preferências de produtos, modelos e valor. Além do mais, isso possibilita a segmentação e a priorização do perfil de clientes que mais se identificam com os seus serviços.

Isso permite que ocorra o aumento consistente de vendas, ou seja, em vez de clientes que efetuem compras pontuais, você consegue captar e fidelizar o consumidor. Estratégias de personalização podem ser adotadas de acordo com o comportamento de compras de determinado grupo e maior aproximação por meio de promoções direcionadas.

4. Redução de tempo do ciclo de vendas

A adoção de um software para potencializar vendas traz consigo a vantagem de reduzir o tempo do ciclo de vendas. A ideia é saber exatamente o que acontece durante o processo de escolha do cliente, a fim de conhecer seu próximo movimento e, se possível, ir ao encontro dele. Simplificando, você precisa conhecer o seu ciclo de vendas, que varia dependendo dos tipos de leads.

Pense nos diversos cenários em que o cliente pode estar para identificar o ponto de gatilho, o momento em que sua necessidade de compra surgiu. Para você, será o momento certo para apresentar a oferta e realizar atividades de vendas. É uma questão individual para cada tipo de cliente.

Logo, isso pode ser alcançado com a análise de dados encontrada no software de vendas. Por exemplo, por meio da avaliação do tipo de vendas feitas, você pode prever movimentos no momento da compra desde a prospecção até o fechamento. Assim, é possível guiar o comprador de maneira que o ciclo de vendas seja percorrido mais rapidamente.

5. Controle de estoque de produtos

O controle de estoque é importante para obter respostas rápidas de data de entrega para consultas de clientes, porém não é possível esperar respostas altamente precisas simplesmente calculando as da data de entrega com base nos dias de fabricação e de aquisição. A razão é que a maioria das indústrias exige que os clientes tenham prazos de entrega mais curtos do que os dias de produção e aquisição.

Em outras palavras, é necessário dar uma resposta clara da data de entrega quando não há estoque dos produtos e serviços a serem fornecidos e reduzir ao máximo a perda de oportunidade do pedido. Mediante um software para potencializar as vendas, é possível obter o histórico de movimentação de estoque, separando por quantidades, validade, lotes, tipo e outros dados.

Outro fator importante é a possibilidade de integrar todos os departamentos — vendas, compras, contábil, financeiro, entre outros. Com isso, a geração de relatórios completos para ter um panorama do andamento do fluxo de vendas se torna viável para a elaboração de estratégias que elevem o controle de estoque e agilizem a aquisição de produtos de reposição.

Assim, fica evidente que um software para potencializar vendas é essencial para obter resultados positivos. Por isso, busque alternativas consolidadas no mercado e que proporcionem todas as ferramentas para gestão do fluxo interno e relacionamento com os clientes.

Um bom exemplo é o Mercos, que oferece agilidade para distribuidoras, indústrias e representantes comerciais, tendo como diferenciais o acesso exclusivo dos clientes ao seu e-commerce e campanhas digitais direcionadas.

E então, gostou dessas vantagens? Agora que você sabe os motivos para ter um software para potencializar vendas, veja como alavancar o seu negócio com funcionalidades do Protheus!

 

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