Fique por dentro de 6 importantes funcionalidades do ERP para o Varejo

Conteúdo

O ERP Protheus já existe há vários anos e está implantado em milhares de empresas. Porém, algumas inovações da ferramenta acabam passando despercebidas pelas empresas e usuários. Como o sistema está sendo constantemente atualizado, várias funcionalidades foram incorporadas para aprimorar os processos de gestão das empresas, sempre de acordo com as melhores práticas de mercado.

Um dos segmentos atendidos pelo ERP Protheus é o Varejo, que enfrenta enormes desafios para manter a competitividade em sua jornada de transformação digital. É cada vez mais fundamental o gerenciamento de estoque, monitoramento das margens e planejamento das compras para atender às metas de venda e giro dos produtos.

Pensando nisso, separamos neste artigo 6 ferramentas do ERP Protheus para o Varejo.

Conheça importantes funcionalidades do Protheus para o Varejo

1. Desempenho comercial

Dentre as funcionalidades do Protheus, existe o módulo de Gestão Comercial para o Varejo (GCV), com um painel desenvolvido exclusivamente para este segmento. Ele realiza mais de 50 análises, como markup, margem, giro e cobertura de estoque. Ao utilizá-lo, o gestor adquire a possibilidade de avaliar e tomar decisões estratégicas de maneira mais assertiva. No mercado atual, definido pela forte concorrência, quem detém mais controle das informações se projeta à frente.

Essa solução auxilia nos processos de compra, venda e gestão do estoque. Um de seus grandes diferenciais é a coleção de consultas gerenciais e gráficos, que reduzem os custos e a ruptura do estoque e elevam os lucros. Os registros dos pedidos promovem maior facilidade do planejamento de compras e de alocação de estoque dos produtos. Por fim, existe ainda a possibilidade da definição de metas e avisos de piores e melhores itens.

2. OTB

O OTB (Open To Buy), que em português corresponde a “aberto para compras”, é uma funcionalidade para estratégia de compra de produtos. Baseada nos padrões do varejo americano, ela auxilia o usuário a realizar compras e utilizar verbas de forma assertiva, inclusive por marcas e/ou categorias. Ou seja, o OTB analisa as metas de vendas e realiza a supervisão por meio de comparações semanais, sugerindo a necessidade de compra para a reposição.

Mais que um orçamento de compras, o OTB ajuda a empresa a otimizar a busca de objetivos práticos e a alcançar resultados baseados em uma visão precisa e consolidada de vendas. Os ajustem podem ser feitos de acordo com as necessidades que forem surgindo ao longo do processo, por meio da criação de um cenário de planejamento e de análise de sensibilidade dos impactos.

3. Acompanhamento de promoções

Fazer promoções de itens não é uma tarefa fácil. Sem um software com um bom suporte, saber se a decisão tomada foi correta e observar resultados é quase impossível. Para otimizar esse processo, a solução Protheus oferece o acompanhamento do ciclo de vida do produto, no qual é possível acompanhar ou até mesmo receber recomendações de diminuição de preços conforme o giro do produto.

Outra vantagem é poder controlar e/ou restringir os descontos concedidos por vendedores e operadores de caixa. Vale ressaltar que, mesmo a distância, o gestor pode definir essas regras de ação. Também é possível criar previamente, de maneira estratégica, todas as promoções que são previstas para o ano e fazer com que elas entrem em vigor automaticamente na data programada.

Além disso, podem ser levadas em consideração sazonalidades e particularidades no padrão de consumo de cada loja, até mesmo por região. Por meio dessa poderosa funcionalidade de acompanhamento de promoções, fica muito mais fácil e prático organizar todo o cronograma estabelecido no plano de negócios.

4. Conciliador de cartões de crédito

Essa é uma das tarefas rotineiras mais complexas do departamento financeiro de qualquer empresa. Por isso, entre as diversas funcionalidades do Protheus, encontra-se o conciliador de cartão de crédito. Ele consiste em funções para importar os dados de vendas das administradoras de cartão, agregando automaticamente os créditos recebidos, adiantamentos de depósitos, entre outros.

A ferramenta confronta os dados do próprio sistema com as informações fornecidas pelas adquirentes, conferindo os documentos relativos às vendas, aos créditos e às antecipações, além de serem empregados a fim de baixar os títulos a receber. Dessa forma, essa funcionalidade oferece maior controle de produtividade, consistência nas transações e uma grande redução de tempo dos colaboradores envolvidos no processo.

5. Alocação e distribuição

Administrar um sistema logístico é algo difícil, principalmente quando há lojas e filiais com tamanhos e perfis diferentes na sua rede. Vale ressaltar que a logística descentralizada pode custar cerca de três vezes mais para a empresa. Por meio do controle integrado do perfil de cada unidade, o módulo viabiliza que o produto correto esteja na praça certa. A partir de uma gestão apropriada se evita a ruptura de estoque.

A avaliação de métricas também é facilitada para calcular o estoque ideal, sugerindo a alocação e a distribuição automáticas dos produtos em toda a rede. Todos esses processos podem ser feitos de modo centralizado, o que os torna mais baratos. O gerenciamento semanal da carteira de compras fundamentada no calendário comercial oferece uma avaliação clara e diferenciada ao gestor.

6. Avaliação de fornecedores

A medição e a avaliação do nível de serviços oferecidos pelos fornecedores são fundamentais para garantir a construção de parcerias sólidas e eficazes. Os indicadores gerados são produzidos a partir dos acordos firmados e os movimentos efetivados no sistema, evidenciando o nível de comprometimento dos parceiros com as estratégias da organização.

Os pedidos de compra, inspeção de qualidade, recebimento, além de critérios subjetivos podem ser controlados conforme a demanda da empresa. A análise de performance possibilita comparar o desempenho dos fornecedores, evidenciando quais pontos necessitam melhorar. Dessa forma, tornam-se claros para os parceiros e para a área de suprimentos todos os critérios usados para classificar o desempenho dos fornecedores.

Neste artigo, você pôde conhecer algumas das principais funcionalidades do Protheus para o Varejo, que auxiliam e facilitam a execução do fluxo de trabalho na sua organização. Quanto mais familiarizado com os módulos do sistema, melhor será seu desempenho operacional, extraindo ao máximo tudo o que essa ferramenta pode oferecer. Por isso, não deixe de se aprofundar e conhecer todas as possibilidades que ela proporciona.

Agora que você ficou por dentro destas 6 funcionalidades do Protheus, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *