fbpx

Por que fazer venda pelo WhatsApp? Venha entender melhor!

A venda pelo WhatsApp tem se popularizado cada vez mais, devido à presença desse aplicativo no dia a dia dos consumidores. Nesse sentido, para alcançar um maior sucesso comercial, seu negócio deve contar com uma estratégia completa e específica para o uso desse novo canal de vendas. Afinal, em cada mídia social, suas ações devem se adequar em relação ao planejamento, à linguagem, ao comportamento do cliente, à experiência de compra e à operacionalidade.

Quer entender melhor? Acompanhe!

Por que fazer vendas pelo WhatsApp?

Há inúmeras vantagens em vender pelo WhatsApp. Entenda as principais delas a seguir!

Alto alcance

A internet móvel faz parte do dia a dia de grande parte da população brasileira. O WhatsApp, por sua vez, é um dos aplicativos com maior penetração em todos os segmentos. Ele é utilizado por jovens, adultos e idosos de todas as rendas e regiões.

Portanto, ao contrário de outros canais digitais, ele apresenta um maior alcance em todos os segmentos demográficos. Por exemplo, muitos idosos não sabem utilizar navegadores e vários deles não funcionam bem em celulares com configuração mais básica. Já o WhatsApp não apresenta essas restrições.

Interação com o cliente

O WhatsApp permite uma interação ativa com o cliente. Você pode programar ações para envio de cupons, promoções, congratulações em aniversários e datas comemorativas etc. A partir da resposta, pode-se iniciar uma comunicação instantânea para a conversão em vendas.

Praticidade

Com um bom módulo de relacionamento com o cliente (CRM) no seu ERP, é possível configurar a criação e o envio de mensagens automatizadas. Além disso, pode-se fazer as operações de Analytics e de monitoramento dos indicadores de performance em tempo real.

Respostas rápidas

As pessoas conferem constantemente o WhatsApp. Então, as respostas dos clientes são muito mais ágeis. Assim, pode-se aproveitar a impulsividade inicial após a manifestação de interesse e garantir a efetivação da venda.

Aumento da visibilidade

Uma vantagem do WhatsApp é a sua alta taxa de abertura. Cerca de 70% das pessoas abrem os anúncios que chegam no app. No e-mail marketing, a taxa média é de 6 a 10%, sendo considerado um grande sucesso atingir 20%. Mesmo que o cliente não abra a mensagem, os elementos da sua marca (como a imagem do logo e o nome do negócio) aparecerão claramente na interface de interação.

Como ter sucesso na estratégia de vendas pelo WhatsApp?

Para obter todos esses benefícios, é importantíssimo que o WhatsApp se integre aos seus processos de forma orgânica e automatizada. Em outras palavras, não é recomendável iniciar as vendas por esse mensageiro se isso significar redução da visibilidade dos resultados corporativos, perda da produtividade com o acréscimo de novas tarefas manuais, entre outros pontos.

Além de não trazer todo o potencial de crescimento do faturamento pela nova estratégia, esse problema traria custos adicionais que prejudicam o Retorno sobre o Investimento (ROI).

Por esse motivo, o ERP Protheus trouxe uma integração nativa e extremamente funcional para a venda pelo Whatsapp. Com isso, você poderá automatizar suas campanhas pelos módulos do Protheus, monitorá-las em tempo real e interagir com a interface de usuário do mensageiro sem precisar abrir outros softwares.

Quer entender melhor as mais modernas funcionalidades que o ERP da TOTVS traz para os usuários? Confira as novidades trazidas pela nova versão do Protheus!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>