fbpx

Como é a contabilidade para empresas que usam ERP Protheus?

O investimento em uma ferramenta ERP é uma ótima opção para organizar a contabilidade de uma empresa. Nesse sentido, o sistema Protheus ganha destaque. Trata-se de um sistema de gestão considerado como uma vertente de software ERP que ajuda a otimizar os processos operacionais, setoriais e administrativos.

O sistema pode ser integrado com soluções complementares, como Inteligência Artificial, Business Intelligence, Business Analytics, Internet da Coisas, Gestão Eletrônica de Documentos (GED), e-commerces, Business Process Management (BPM) etc. Sendo assim, essa ferramenta é capaz de fazer uma gestão centralizada e atender às demandas do negócio, em diversas áreas, como financeiro, contabilidade, saúde, construção, varejo, jurídico, logístico e muitos outros.

Ficou interessado em aumentar os resultados do seu negócio? Neste post, vamos explicar como é a contabilidade para uma empresa que utiliza o ERP Protheus e como a utilização da plataforma facilita a rotina da gestão contábil. Acompanhe a leitura!

Tomada de decisão mais acertada

As decisões que são tomadas pelo departamento de contabilidade vão guiar o rumo da empresa e podem fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio. Para isso, os profissionais que atuam nesse setor devem dispor de informações reais e eficientes sobre a situação existente, de modo que possam justificar a tomada de decisões corretas.

É aí que o sistema de ERP surge como um instrumento muito útil que ajuda a analisar o cenário interno e externo em que a empresa se encontra. Os dados analisados envolvem a receita total, a margem de lucro, ticket-médio, mark-up no preço da venda, ativos e passivos, etc.

Desse modo, é possível ter uma visão mais ampla sobre os problemas existentes. A partir daí, o gestor consegue pensar nas melhores decisões a serem tomadas e quais escolhas seriam as mais benéficas para a empresa e que elevariam os indicadores e aumentariam a média de desempenho.

Análise de dados focada em estratégias

O software ERP é dotado de inteligência dos dados que ajuda a ter acesso rápido aos dados, fazer o cruzamento das informações e então, gerar relatórios que subsidiem a elaboração de estratégias eficientes. Isso é feito considerando as oportunidades, ameaças e fraquezas da empresa.

Dessa forma, fica mais fácil criar projeções futuras e implementar as melhores técnicas para o crescimento corporativo. Assim, por exemplo, ao analisar o fluxo de caixa da empresa fica mais fácil negociar com fornecedores e parceiros.

Por sua vez, a ausência de uma inteligência nos dados no setor contábil pode causar a execução de estratégias sem sucesso, uma vez que elas não serão as mais adequadas de acordo com as necessidades, os objetivos e a realidade da empresa.

Automação de tarefas e relatórios

O software de gestão tem a capacidade de automatizar diversas tarefas e personalizar cada uma delas, com o intuito de trazer mais eficiência e rapidez para as operações, facilitando o desempenho das tarefas. Trata-se de uma ferramenta que vem ganhando destaque dentro das empresas e já é considerada uma grande tendência dentro do mercado corporativo, contábil e financeiro.

Alguns exemplos de atividades desempenhadas pelo setor contábil e que podem ser otimizadas é o registro de entrada e saída de valores e o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE). Os funcionários podem gastar uma grande quantidade de horas analisando esses elementos. Por sua vez, o ERP tem a capacidade de executar essa função em pouco tempo. Dessa forma, a empresa se torna mais escalável, rentável e competitiva no mercado, conseguindo se destacar perante a concorrência.

Segurança da informação financeira

As informações financeiras, contábeis e tributárias são elementos valiosos para qualquer empresa. Nesse sentido, todos os arquivos que contêm esse tipo de dados devem ser devidamente armazenados, gerenciados e protegidos de modo adequado.

Atualmente, com o desenvolvimento do sistema digital, a grande preocupação é com a segurança das informações e a necessidade de mantê-las seguras contra o ataque de terceiros mal-intencionados que podem invadir o sistema e ter acesso aos arquivos, causando o furto e o extravio dos dados. Esse ato pode trazer um grande prejuízo financeiro e a perda de credibilidade no mercado, além de ser um problema para a imagem e a reputação da empresa.

Nesse cenário de cautela, o software ERP é uma alternativa para reduzir os riscos e garantir a proteção dos arquivos. Isso porque essa ferramenta apresenta um sistema de armazenamento em nuvem que possibilita a conservação de informações importantes em ambientes online altamente seguros. Sendo assim, apenas funcionários autorizados têm acesso a esse sistema.

Redução de custos

O ERP ajuda a eliminar controles de custos paralelos feitos em planilhas ou softwares individuais. O software tem a capacidade de organizar todas as informações financeiras e contábeis em uma plataforma única e integrada, de modo a garantir a segurança e o acesso aos arquivos para todos os funcionários que fazem parte do departamento de contabilidade. Com isso, não há a necessidade de implementação e uso de outros softwares, apenas o ERP é suficiente.

Além disso, fica mais fácil controlar o orçamento de perto, uma vez que a equipe terá acesso rapidamente a todos os valores que são movimentados pela empresa, como as receitas e os gastos com o pagamento de funcionários a compra de equipamentos e manutenção da estrutura física do estabelecimento, por exemplo.

Da mesma forma, é possível identificar as brechas e falhas de informações que estão levando a despesas desnecessárias e prejuízos. A partir de então, a equipe pode criar um orçamento e planejar para onde os valores serão destinados. Com o tempo, será possível perceber que os custos diminuíram consideravelmente.

O ERP Protheus traz enormes vantagens para o setor de contabilidade das empresas. Afinal, o software tem a capacidade de gerenciar as atividades financeiras e contábeis e automatizar os processos, reduzindo o tempo de conclusão das mesmas. Além disso, essa moderna ferramenta garante a segurança da informação e a inteligência dos dados, permitindo que os gestores tomem as melhores decisões para o bem de todo o negócio.

A sua empresa já utiliza a ferramenta ERP para automatizar as tarefas e aumentar os ganhos? Quais foram os resultados alcançados? Deixe um comentário abaixo contando a sua experiência!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>